Vintage Club

| Posted in | Posted on 16.6.09

Aproveitando a atmosfera retrô do último post, vamos falar do estilo vintage, tão em voga. Muitos arquitetos modernosos reclamam a altos brados: "deixem o passado pra trás!" Mas tenho certeza de que designers do mundo inteiro e arquitetos de boa vontade não sofrem com esse tipo de preconceito e amam as influências passadas e celebradas na história do design.
Sempre que ouço a expressão vintage logo me vem a cabeça a famosa mesa da linha Tulip criada pelo designer finlandes Eeron Saarinen. Ou então a Egg Chair criada há 50 anos pelo designer dinamarquês Arne Jacobsen. Mas a maior referência Vintage para a maioria das pessoas, são os pés-palito dos móveis anos 1950 dos avós ou da casa moderna dos pais recém-casados (em meados de 1960) ou aquela geladeira colorida e de formas inconfundíveis da década que celebrava a conquista espacial (General Electric, Brastemp, e Frigidaire nos exemplos).
Na REVESTIR desse ano, minha irmã e eu ficamos apaixonadas pela linha de geladeiras lançada pela italiana SMEG. Estava instalada numa cozinha hi-tech e ficou sensacional no ambiente.Como são desejados esses móveis. Se soubessem da dor que netos e filhos sentem ao saber que foram amontoados em depósitos sujos, vendidos a preço de banana, para serem substituídos por práticos e "muito mais modernos" armários de aço das Casas Bahia...E hoje donos de loja de móveis e decoradores se estapeiam na caça desses exemplares perdidos em feiras, mercados de pulga, brechós. Vendem como se fossem verdadeiras obras de arte (e não são?). Já os ambientes podem receber essas peças repaginadas, cadeiras estofadas com tecidos coloridos e estampados, por exemplo; a mistura pode ficar bem interessante se combinar a arquitetura moderna, clean e arrojada, com esses objetos divertidos e cheios de história. Na casa dos cumpadi (post desse blog), por exemplo, vamos fazer uma parede do lavabo revestida com azulejos diversos escolhidos a dedo num cemitério de azulejos. A cumadi adora tudo que é Vintage. Veremos o resultado. Mariana.


Comments (3)

Mari, olha a palpiteira aqui de novo. Compramos aqui um sofa maravilhoso de uma amiga, que o tinha comprado em uma loja de moveis usados. Preço: 50€. Ao procurar alguma marca no sofa, achei o nome do designer, Ole Wanscher, dinamarquês. Fazendo buscas na internet,achei o mesmo por 1250€...Sempre que da dou uma passada nessa loja, quem sabe acho outro tesouro... beijos.

Ai, Dani! Que inveja...Garimpar é uma arte. No seu caso, muito bem recompensada, heim! rsss...tira uma foto e manda pra eu ver e postar no blog? Beijão!!!

Adorei seu blog, depois da uma passadinha no nosso ta...eh sempre bom evidenciar novas tendencias na arquitetura

Postar um comentário

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: