Projeto dos cumpadi

| Posted in | Posted on 9.6.09

Eu procuro projetar vivenciando cada espaço criado como se fosse pra eu mesma morar. Às vezes isso fica complicado, principalmente quando não existe muita afinidade entre o cliente e o arquiteto. Ainda bem que foram poucas as vezes em que eu me vi num dilema assim. De qualquer forma, projetar residências é um desafio enorme, tendo em vista que a casa é quase sempre a concretização de um sonho, o marco de uma conquista na vida das pessoas; esse é um peso com o qual temos nós, arquitetos, de conviver.
Aliar anseios, necessidades, vontades à realidade financeira de cada cliente também é um caminho cheio de obstáculos e confrontos. O arquiteto tem nessa hora, que ser quase um psicólogo para elaborar, juntamente com o sonho do cliente, "a casa". E quando sobra casa para o orçamento, aí vem pesadelo. Mas vamos ao que interessa aqui: a casa dos cumpadi.
Este projeto nasceu de uma amizade. Além da afinidade de gostos que ajudou muito na hora de projetar, temos aqui um caso em que o casal é formado por artistas, pessoas sensíveis e talentosas.
Qual a necessidade deles? Uma casa pequena (109 m²), térrea, cravada num terreno de 600 m², com muito verde ao redor. Uma suite, um quarto-ateliê, uma bela cozinha inspirada nas receitas de Nigella, uma sala com pé direito duplo e amplos janelões de vidro e madeira. Chão de cimento queimado e ladrilho hidráulico. Um home-theater no centro da casa, para servir a intimidade e conforto do casal e, quando oportuno, a reuniões e jantares com amigos.
Pensando em otimizar a construção e assim diminuir os custos com materiais e mão-de-obra, fiz dois quadrados sobrepostos para aproveitar ao máximo a iluminação natural, a inclinação do terreno e diminuir gastos com o telhado (aparente), tendo como premissa o partido arquitetônico escolhido segundo o gosto do casal.
A casa que será contruída em breve será a primeira parte de um projeto mais amplo. Agora eles querem e podem construir essa casa-principal. Futuramente, outra casa (a de hóspedes) com um ateliê e varandas será projetada e construída; o projeto possibilita também uma ampliação vertical para futura área íntima.


Comments (3)

Oi, Mari.
Obrigada pelo comentário na minha página. Me comparar ao Mousse Cake é um elogio e tanto! Quam me dera, um dia, ter um espaço como aquele... Vamos ver o que o futuro reserva ao Menu du Jour.
Legal ver mais postagens no seu blog. E gostei muito do projeto para os seus amigos.
Um beijo,
Déa.

Mari, cheguei de viagem agora e descobri um monte de novidades no seu blog, que delicia! Adorei seu projeto de casa compacta, vivo sonhando em fazer a minha qdo puder...depois troco com vc umas idéias que tive aqui, pois o estilo dos franceses é bem diferente dos brasileiros e em alguns pontos, nos gostamos muito. Bom, qto à renderização, passa pro sketchup e depois no photoshop, vc vai descobrir o qto a gente perdeu tempo fazendo 3d no autocad... beijo grande

Eita casinha bunita!

Postar um comentário

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: