| Posted in Portifólio, residências | Posted on 11.6.09
Essa residência foi construída ano passado. Através de um financiamento, sempre burocrático e quase sempre surreal, o casal enfrentou com coragem e determinação o desafio da empreitada. O projeto, muito bem concebido por outra arquiteta, foi levantado com o
acompanhamento de um mestre de obras especial: o pai da proprietária. Minha função nessa obra foi a de orientar a compra de materiais, detalhar as esquadrias, especificar os revestimentos e ajudar a definir o desenho da fachada, do telhado, dos banheiros e da cozinha. É complicado partir de um projeto de outro profissional e definir esses detalhes: essa é uma discussão de ética profissional; por isso, nossa maior preocupação (do mestre de obras e minha) foi a fidelidade à divisão dos espaços, ao formato geral definido no projeto que tínhamos em mãos e concatená-lo ao gosto, às necessidades e aos desejos dos proprietários.
Outra pessoa também muito especial e talentosa envolvida nesse processo foi a mãe da proprietária, que conhece mais de plantas e de cultivo de espécies especiais e raras do que muito paisagista renomado. Ela é uma verdadeira garimpeira de exemplares, tal
qual Roberto Burle Marx. Se fosse pra contar o tanto de histórias que essa obra rendeu ...

Na fase final da obra, o casal me pediu para fazer o projeto do Centro de Recreações (ou puxadinho para os íntimos, rs).
Agora eles irão casar e a lista de presentes é de materiais de construção para a concretização deste projeto. Não vejo a hora! Mariana.
Bom, sou suspeitissima para elogiar a obra, mas tentando o maximo possivel ser neutra, ela ficou realmente linda!!!!
E sabe que você foi peça fundamental no processo e para o resultado final. Dedicação, criatividade, paciência sensibilidade e acima de tudo, um incalculável respeito a todos. Era eu imaginar, por exemplo, um elemento reciclado para a casa e lá estava a Mariana em meio à bagunça dos depositos de demolição pinçando maravilhas.
Queríamos uma casa para receber pessoas e olha só: em menos de um ano que mudamos,foi quase uma inesquecivel festa por mês com amigos e parentes. As cores atraem, os elementos acolhem, o jardim convida...tudo de bom!
Mari,a nossa próxima casa (na roça, agora) é tarefa inteira sua. Até lá, vamos continuar curtindo esta e a nossa próxima etapa: nosso puxadinho, que de tão lindo que ficou o projeto, virou "espaço gourmet".
Muito obrigada por tudo! Obrigada também para minha chará que também deu um monte de dicas!
Bjcas,
Fá