Casa para amigos

| Posted in , | Posted on 11.6.09














Essa residência foi construída ano passado. Através de um financiamento, sempre burocrático e quase sempre surreal, o casal enfrentou com coragem e determinação o desafio da empreitada. O projeto, muito bem concebido por outra arquiteta, foi levantado com o acompanhamento de um mestre de obras especial: o pai da proprietária. Minha função nessa obra foi a de orientar a compra de materiais, detalhar as esquadrias, especificar os revestimentos e ajudar a definir o desenho da fachada, do telhado, dos banheiros e da cozinha. É complicado partir de um projeto de outro profissional e definir esses detalhes: essa é uma discussão de ética profissional; por isso, nossa maior preocupação (do mestre de obras e minha) foi a fidelidade à divisão dos espaços, ao formato geral definido no projeto que tínhamos em mãos e concatená-lo ao gosto, às necessidades e aos desejos dos proprietários.
Outra pessoa também muito especial e talentosa envolvida nesse processo foi a mãe da proprietária, que conhece mais de plantas e de cultivo de espécies especiais e raras do que muito paisagista renomado. Ela é uma verdadeira garimpeira de exemplares, tal qual Roberto Burle Marx. Se fosse pra contar o tanto de histórias que essa obra rendeu ...

Na fase final da obra, o casal me pediu para fazer o projeto do Centro de Recreações (ou puxadinho para os íntimos, rs).

Agora eles irão casar e a lista de presentes é de materiais de construção para a concretização deste projeto. Não vejo a hora! Mariana.

Comments (1)

Bom, sou suspeitissima para elogiar a obra, mas tentando o maximo possivel ser neutra, ela ficou realmente linda!!!!
E sabe que você foi peça fundamental no processo e para o resultado final. Dedicação, criatividade, paciência sensibilidade e acima de tudo, um incalculável respeito a todos. Era eu imaginar, por exemplo, um elemento reciclado para a casa e lá estava a Mariana em meio à bagunça dos depositos de demolição pinçando maravilhas.
Queríamos uma casa para receber pessoas e olha só: em menos de um ano que mudamos,foi quase uma inesquecivel festa por mês com amigos e parentes. As cores atraem, os elementos acolhem, o jardim convida...tudo de bom!
Mari,a nossa próxima casa (na roça, agora) é tarefa inteira sua. Até lá, vamos continuar curtindo esta e a nossa próxima etapa: nosso puxadinho, que de tão lindo que ficou o projeto, virou "espaço gourmet".
Muito obrigada por tudo! Obrigada também para minha chará que também deu um monte de dicas!
Bjcas,

Postar um comentário

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: