Banheiros retrô

| Posted in | Posted on 15.6.09

O passado é fonte de inspiração também na arquitetura e no design de interiores. Entretanto referências retrô podem ser mal utilizadas e causar um impacto indesejável no ambientes. Tem que saber dosar a mistura contemporâneo-antigo na criação de um ambiente confortável e harmonioso. O foco está no charme que esses elementos, muitas vezes garimpados em brechós de móveis, em cemitérios de azulejos e em depósitos de materiais usados de construção, pode agregar ao ambiente. Sem contar que a moda agora é rearranjar, reutilizar e reciclar.
Um cômodo cada vez mais requisitado pela atenção dos proprietários e alvo da criação arrojada e corajosa de decoradores e arquitetos é o banheiro. Segundo suas especificidades de significado, é um cômodo controverso e até polêmico; a necessidade do banheiro individual ou com acesso a um único quarto (suites), por exemplo, varia culturalmente. Uma amiga e talentosa arquiteta que mora na França escreveu-me num e-mail:"(...) Mas o que eu te disse que a gente gostou muito daqui é que aqui quase ninguém tem suite. Os banheiros são comuns à todos e isso faz a gente ganhar um espaço enorme. Nunca vi, brasileiro tem a mania de banheiro, né? Dai tem um pra cada um, e os gastos com tubulação, louças e metais é extrondoso!(...) Ah, e o banheiro aqui é separado da ducha... o que eu acho bom tb, assim não tem fila!"
Gosto muito da idéia de utilizar banheiros conjugados nas residências e apartamantos, ou que podem ser utilizados por dois ou mais quartos. As áreas molhadas na maioria das vezes são os cômodos mais onerosos de uma construção e por isso também vale pensar em economizar na demanda de canos e elementos estruturais e injetar essa economia no acabamento e na qualidade dos revestimentos, dando ao ambiente mais personalidade e conforto.
Os exemplos de banheiros que coloquei aqui foram retirados de sites e blogs de decoração (clique na foto e será direciodanado à fonte). Todos eles seguem o estilo retrô, com muito charme, pra servir de inspiração. Mariana.











Comments (1)

Mari, que surpresa o seu post com meu texto todo informal...obrigada pelo elogio! Adorei suas referências! Ah, esqueci de te contar, aqui, como na maior parte dos apartamentos com menos de 80m², não temos area de serviço... ou seja, a maquina de lavar roupas fica ou na cozinha, ou no banheiro. Tanque, tanque? o que é isso? Nas embalagens de sabão parar roupas, quando eles sugerem deixar a roupa de molho, eles mostram um desenho com a roupa de molho na pia do banheiro... beijo grande

Postar um comentário

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: