SUCATA: um point necessitando de reciclagem.

| Posted in , , | Posted on 17.11.09

Este é um dos points mais conhecidos para os frequentadores de Bariri.
Há tempos me pergunto: -Por que não atualizam o prédio? Pois é, chegou o momento. Devido à necessidade de atender as regras de acessabilidade, ou seja, tornar possível à todos o fácil acesso nos espaços públicos, esse restaurante tradicional serve diariamente refeições também à pessoas da terceira idade e necessitará de adaptações.
Daí vem a pergunta dos proprietários: - O que é preciso fazer para atender às exigências?
Nesse caso, o que decepciona é o fato de que sempre a pergunta é formulada de maneira errada. Na verdade devemos nos perguntar primeiro o porquê da preocupação atual com acessibilidade. Por acaso já se colocou no lugar de quem tem limitações motoras?
Pois é esse o ponto. Imagine que você, e mais ninguém, possui essa limitação. E nem precisa ser definitiva, mas só por um período. Tente entrar em um restaurante sem poder levantar as pernas para alcançar o degrau. Tente pensar como, sento um cadeirante, poderia  transpor  uma rampa com inclinação acima dos padrôes aceitáveis. Ou então utilizar um banheiro de maneira que tenha que tirar suas roupas, se segurar em barras mal posicionadas com o corpo no ar para ter acesso ao sanitário e, ao finalizar, colocar sua roupa novamente .Tudo isso, independente da ajuda de terceiros.
Colocando esses pontos aos proprietários, firmamos o compromisso de projetar a reforma com a real intenção de tornar confortável o acesso ao ambiente e proporcionar assim , além de estética agradável, mais  segurança aos clientes.
Terá início depois das festas de final de ano e os ítens inclusos englobam, além de atualização decorativa, reformulação de fachada e adequação do prédio, bem como climatização do ambiente interno.

A reforma sugerida resolve os 85 cm de diferença dos níveis interno e calçada em degraus e rampa, externos e com proteção. Dessa maneira, o espaço interno antes ocupado com os degraus, poderá ser utilizado como área de circulação útil.


Esse é um primeiro estudo da fachada, onde a economia e respeito à estrutura existente foram as premissas, considerando que o prédio não é próprio. O jardim existente na calçada irá fazer parte da ambientação interna e terá nichos para que as plantas sejam decorativas também na fachada. A comunicação visual foi pedida para ser mantida inicialmente, mas a idéia é apresentar uma alternativa rústica para a marquise, com referencia ao nome do restaurante.

Ok...continuando e atualizando:
Quatro meses depois da primeira postagem terminamos a reforma, ou, ao menos, o que foi permitido mudar.
Dentro das expectativas e da realidade anterior, o restaurante mudou para melhor, segundo os clientes que encontro ocasionalmente. Gostaria entretando de conseguir finalizar a estética. Digo isso porque no decorrer da obra foi adquirido um equipamento de refrigeração ambiental eficiente, porém de tamanho nada discreto. Na verdade, utiliza umidade para climatizar o ambiente. Ocorre que o único lugar disponível para instalação era na fachada. Não haveria problema até saber que meu cliente não tinha intenção de escondê-lo esteticamente. Podem ver na foto que tudo foi meio que aproveitado e a intenção do projeto se perdeu diante da economia drástica na execução dos serviços. Me restou opinar nas cores e em alguns materiais de acabamento. Sugeri uma marquise ou platibanda como recurso para escondê-lo. Porém, o cliente resolveu somente, por hora, pintá-lo da cor da parede.

Ainda tenho esperança de que possa revestí-lo, mas estou desanimada pois a reinauguração está agendada para o final da semana e não houve como convencê-lo dessa necessidade..Estas são as últimas imagens da obra. Assim que terminar, complemento o seguimento de imagens.
                                                Postado por:

Comments (0)

Postar um comentário

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: