Organização mental para dor na consciência

| Posted in , , | Posted on 11.2.10

A gente se preocupa com o meio ambiente, fica angustiado com a natureza sendo destruída, com o impacto da ação humana indiscriminada sobre os recursos naturais, com o clima totalmente maluco, com as enchentes e a quantidade impressionante de lixo nas ruas, entupindo bueiros e emporcalhando os rios. Mas e aí? O que a gente pode fazer? Para começar, separando o lixo de casa, usar uma sacola de pano ou caixas de papelão para carregar as compras diminuindo assim o uso de saquinhos de supermercado, não jogar óleo de cozinha no ralo. Eu estou querendo melhorar, ser mais consciente (pois estou longe de ser um exemplo), por isso ando pesquisando sobre o assunto. Aqui temos algumas informações e dicas de pequenos hábitos diários (além dos citados acima) para nos inspirar. Essas dicas eu  encontrei no blog "Faça a sua parte". Vale a pena dar uma olhada lá, pois tem várias informações importantes sobre ecologia, sustentabilidade, consumo consciente, reciclagem, etc. Outro site interessante é o  http://www.wearewhatwedo.org/


  1. Espalhar a idéia (essa eu tô fazendo agora, eh!);
  2. Dividir um banho;
  3. Ver menos TV;
  4. Andar mais a pé ou de bicicleta;
  5. Descubrir que há vida além do consumo * ( e muito mais plena!);
  6. Doar as roupas e os sapatos que não servem mais;
  7. Forrar a lixeira do banheiro e da pia da cozinha com papel de revista ou encarte de supermercado. Quanto menos plástico for para os lixões e aterros sanitários, melhor. (Achei muito boa idéia e vou começar a praticar já!);
  8. Usar lâmpadas econômicas na casa toda;
  9. Evitar garrafas PET. Não é reciclado e acaba no rio;
  10. Fechar a torneira para escovar os dentes;
  11. Utilizar móveis em madeira reciclada;
  12. Sempre que possível consumir alimentos orgânicos;
  13. Não comprar alimentos que estejam embalados em pratinhos de isopor.
* Sobre o consumo consciente, também retirei do site a lista de regras abaixo:

Regra 1: perguntar-se se precisa mesmo de um determinado produto antes de comprá-lo.
Regra 2: se concluir que precisa do produto (ou quer muito comprá-lo), analisar a embalagem. Há um produto semelhante que use menos matéria-prima na embalagem? Ou cuja matéria-prima seja biodegradável? Ou reciclável?
Regra 3: depois de comprar, pôr o produto na bolsa ou na sacola de compras retornável.
Regra 4: perguntar-se sobre o impacto social da produção desse item.
Regra 5: perguntar-se sobre o impacto ambiental da produção desse item.
Regra 6: não desperdiçar. Se é de comer, incremente e reaproveite. Se quebrou, veja se tem conserto. Se não tiver, pense se você não pode viver sem um novo. E não compre um novo só porque é mais bonito se o seu antigo estiver funcionando bem.

Sei que existem muitas outras práticas "politicamente corretas", mas a questão aqui é tornar a rotina mais consciente de maneira rápida, fácil e efetiva. Pouco a pouco a gente vai descobrindo outras e novas formas de cooperar. Não estou preocupada em doutrinar ninguém, nem quero ser a chata e piegas defensora da natureza ou parecer superior. Apenas gostaria de, através dessa publicação, também me tornar praticante dessas pequenas mudanças. Acredito que assim, passo a me cobrar atitudes e ações coerentes com esse pensamento.

Postado por: Mariana

Comments (0)

Postar um comentário

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: