Casa na chácara

| Posted in , , , | Posted on 3.2.10


Proposta: Fazer uma casa numa chácara para uma família (3 pessoas) priorizando a área social, avarandada, com uma cozinha pequena, escritório e uma sala mais íntima para servir tanto para a rotina da família quanto para receber hóspedes (sala/quarto reversível). A chácara já tem uma área de serviço e uma outra casa de aproximadamente 300m² onde moram mais 3 pessoas da mesma família. O projeto tem 180 m² de área construída e a primeira idéia foi a de evitar interferências no terreno, respeitando a sua inclinação natural. Por isso optou-se por, nesse primeiro estudo, locar a obra sobre uma estrutura de concreto elevada do chão. Os materiais seguem estilo rústico, tijolos tipo demolição, esquadrias e pilares de madeira e ferro. Essa estrutura ainda será estudada e calculada, as imagens são só apenas para ilustrar a idéia. Próximo post com as plantas (térreo e pav. superior).










Postado por Mariana.

Comments (4)

Adorei Mari, principalmente a sala/quarto reversivel... bem estilo casa japonesa! Vou ficar no aguardo das plantas. Estou tentando formar na minha cabeça um projetinho pra nossa casa sonhada no Brasil... primeiro eu pensei em madeira, agora estou pensando no ferro, o que vc acha?
beijo enorme

Oi Dani! Eh, que delícia ver seu comentário aqui...
Eu estou cada vez mais adepta da madeira. Acho o ferro é muito bonito tb e conveniente, ainda mais em relação a segurança. Mas a maderia é tão bonita e hoje em dia temos tantas maneiras e técnicas de tratamento e plantio, reutilização, mdfs fabulosos...Tb tem o bambu que acho incrível mas ainda não tive a oportunidade de utilizar. Acho que utilizado no design de interiores fica fantástico, como nos pisos e em painéis das salas/quartos reversíveis (estilo japonês, lindo e prático!). Vou fazer um post comparando e dando mais informações a respeito desses materiais...aí vc já vai se inspirando p/ pensar a sua casa, hehe.

Que delicia, obrigada! Sabe, por aqui, eles têm a tecnologia pra fazer prédios inteiros so de madeira... mas eu tenho medo de tentar me lançar assim no Brasil, pois não sei se a tecnologia ja chegou por ai...Dai a questão do ferro, de montagem super rapida, mas custo caro, se não me engano. Bom, mas ainda farei muita consultoria com vc antes de decidir... beijo enorme
ps- semana que vem saberemos se é menino ou menina!

Mariana,
Essa é uma das versões da casa da roça em Poços? Simplesmente linda. As janelas no alto, a escada, os espaços amplos no interior e a varanda. Nao reparei nos pilares, mas já deu vontade de estender minha rede ali. As Brancaleones estão perdidas comigo. Vou viver na casa...rsss. bjão. Fa

Postar um comentário

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: