Projetos irmãos

0

| Posted in , , , | Posted on 29.9.09

Esses dois projetos tem estilos bem parecidos. O primeiro é outra proposta de edícula (70 m²) e o segundo é a casa dos cumpadi (um dos primeiros post do blog - de 09/06/09). A idéia é utilizar materiais rústicos, madeira nas esquadrias, tijolos de demolição, cimento queimado e cores quentes (pintura à base de cal). (postado por Mariana).

Primeiro projeto:



Segundo projeto:


Janelas abertas

3

| Posted in , , , , | Posted on 24.9.09

Mario Quintana escreveu "quem faz um poema abre uma janela". As janelas são como as mitocôndrias da casa, responsáveis por fazer respirar, circular, renovar a vida. É muito comum perceber em casas muito fechadas, sem ventilação e iluminação adequadas, pessoas estressadas, pálidas, agressivas. Se o ar não flui dentro de uma casa, seus moradores vão precisar gritar para serem ouvidos, para poderem dialogar. Isso no mínimo desgasta as relações. Sem contar no impacto na saúde, na qualidade de vida. Quem fecha as janelas num dia ensolarado não está apenas evitando que a poeira entre. Para a poeira dá-se um jeito. Casas de janelas pequenas ou fechadas são casas de pessoas muito preocupadas, paranóicas ou neuróticas com a limpeza superficial das coisas. Para limpar a alma, devemos deixar o ar entrar. Para acalmar os ânimos, devemos deixar o sol iluminar os cantos sombrios onde se acumulam as mágoas e os ressentimentos. Quem abre uma janela está abrindo a mente para novos horizontes, para a poesia, para a respiração vital ao corpo, à mente e ao espírito.
Eu separei algumas imagens de esquadrias para colocar no blog. Estou pesquisando modelos para dois projetos em andamento que utilizarão esquadrias de madeira. Alguns eu digitalizei de livros, outros são de blogs e sites de fabricantes. (Postado por Mariana).

Reformar o próprio projeto...uma experiência!

2

| Posted in | Posted on 23.9.09


Coisa difícil ter que reformar um projeto sem ao menos tê-lo visto finalizado.
Há tempos uma residência foi idealizada para um casal jovem que começou a construção mas não puderam terminá-la. Após quatro anos, a obra foi vendida e o projeto voltou a ser discutido por um novo proprietário.

Essa experiência tem sido muito interessante pois, sendo o cliente totalmente diferente do proprietário inicial, a necessidade de alterar os ambientes e distribuição de móveis fez com que a obra se transfigurasse.
Esta é a primeira planta, com mezanino aberto, escada helicoidal e diferentes níveis de pisos internos.



As mudanças foram basicamente no número de vagas da garagem e distribuição dos ambientes da suíte principal.
Como o novo usuário necessita de mais complementos na área de lazer, foram sugeridos inclusão de espaço para pergolado (área de leitura), hidrospa aquecida em ambiente reservado, ampliação de dependências de vestiários da piscina e alteração de tamanho na sala de TV.
Foi solicitado também instalação de cisterna de captação de água pluvial para irrigação do jardim e alteração da escada de acesso ao mezanino.
A planta nova, agora atendendo as solicitações, foi alterada no formato de telhado e instalações em geral.

Esta é a fachada da obra atual, que está para começar a ser trabalhada. Postarei aqui as etapas da construção, que inicialmente contará com pessoal de demolição e limpeza de paredes que serão alteradas.
Hoje a obra se encontra como na primeira foto. O projeto original havia sido alterado pelo casal e a estrutura do telhado alterada e dimensionada erradamente no madeiramento, necessitando de reparação em quase totalidade da cobertura. (Postado por Fabiana)

REFORMAR, DAR NOVA FORMA, FORMATAR NOVAMENTE...ATUALIZAR!

0

| Posted in | Posted on 23.9.09


Reformar ou construir?

Esse é o maior dilema de muitos clientes sobre como empregar melhor o dinheiro disponível. Geralmente o medo de mudar de bairro ou de vizinhança faz com que muitos não queiram arriscar comprar um lote e se embrenhar em uma construção. Não podemos adivinhar, além disso, qual será o destino de um novo loteamento, se será rapidamente ocupado ou sofrerá com anos de especulação imobiliária. O que se espera é que seja favorecido com construções de bom acabamento e definição estética agradável, mas nem sempre é isso o que ocorre.





Se a conclusão for então reformar imóvel próprio, nada melhor que respeitar a estrutura existente da edificação. Uma obra bem resolvida com certeza irá valorizar o seu imóvel e o entorno, ou seja, o bairro. Alem disso, irá provocar um estimulo naqueles que estão sempre pesquisando os melhores lugares da cidade para se investir. Independente de estilos e tendências, as cores e materiais dirão muito da pessoa proprietária da obra... e dar importância à qualidade de quem vai realizar o serviço é tão ou mais importante quanto a qualidade do material empregado.
Geralmente, reformas são desgastantes devido às surpresas que aparecem. Exemplos disso são encanamentos com vazamento ou danificados, contra pisos soltos ou fora de nível... ou pior ainda, com o nível invertido, ocasionando no encaminhamento da água justamente para a direção oposta à que se almeja. Nesses casos, não se deve tentar fugir do problema, mas sim refazer o serviço da maneira certa. Importante também realizar uma vistoria completa em telhados, caixa d’água e instalações elétricas, bem como programar os novos pontos necessários para equipamentos, como aparelhos de ar condicionado, interfones e telefones.
Fazer o cálculo de gastos globais é também imprescindível para saber até onde ir no momento das compras, definindo como prioridade tudo o que será fixo e que necessite de mão de obra especializada. Pode-se abrir mão de uma luminária ou arandela custosa, mas nunca de um revestimento apropriado à um abrigo de carros, pois envolve manutenção e desgaste com o uso continuo e abrasão de pneus. Enfim, anotar todos os passos que se pretende dar em uma obra pode organizar a rotina da mesma e ajudar a manter um cronograma de serviços.
Um tanto suspeito defender consultar um profissional de arquitetura, pois os produtos oferecidos por eles envolvem somente idéias. Porém lembre-se: dinheiro gasto com serviço executado errado geralmente é perdido, mas a economia proporcionada com idéias criativas ou a valorização da construção são agentes compensadores que justificam as despesas com esse tipo de prestador de serviços. Costumo dizer que, enquanto está no papel, está barato. Estudar as possibilidades de uma reforma pode significar uma melhoria drástica nas expectativas de gastos e com certeza também na qualidade de vida do futuro usuário. (postado por Fabiana)

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: