Janelas abertas

| Posted in , , , , | Posted on 24.9.09

Mario Quintana escreveu "quem faz um poema abre uma janela". As janelas são como as mitocôndrias da casa, responsáveis por fazer respirar, circular, renovar a vida. É muito comum perceber em casas muito fechadas, sem ventilação e iluminação adequadas, pessoas estressadas, pálidas, agressivas. Se o ar não flui dentro de uma casa, seus moradores vão precisar gritar para serem ouvidos, para poderem dialogar. Isso no mínimo desgasta as relações. Sem contar no impacto na saúde, na qualidade de vida. Quem fecha as janelas num dia ensolarado não está apenas evitando que a poeira entre. Para a poeira dá-se um jeito. Casas de janelas pequenas ou fechadas são casas de pessoas muito preocupadas, paranóicas ou neuróticas com a limpeza superficial das coisas. Para limpar a alma, devemos deixar o ar entrar. Para acalmar os ânimos, devemos deixar o sol iluminar os cantos sombrios onde se acumulam as mágoas e os ressentimentos. Quem abre uma janela está abrindo a mente para novos horizontes, para a poesia, para a respiração vital ao corpo, à mente e ao espírito.
Eu separei algumas imagens de esquadrias para colocar no blog. Estou pesquisando modelos para dois projetos em andamento que utilizarão esquadrias de madeira. Alguns eu digitalizei de livros, outros são de blogs e sites de fabricantes. (Postado por Mariana).

Comments (3)

Eu gosto muito de madeira, é um conforto visual. Parece que lembra casa da vó!
Vc se formou aqui? Mundo muito pequeno não é? Que bom estar em contato e trocar informações com outros arquitetos!

Essas fotos são lindas!!

Olá...bom, aqui é a Fabiana...Fui eu quem respondeu primeiro à vcs, mas como as fotos postadas são da Mariana, gostaria que ela também entrasse em contato.
Eu me formei há 23 anos, em Ribeirão Preto. Mariana é formada em Bauru.Apesar dela ser 11 anos mais nova, trocamos informações e identidades arquitetônicas. Creio que vcs curtirão muito conhecê-la...está sempre antenada nas novidades, mas com certeza tem uma sensibilidade enorme com o valor das tradições.
Bjs

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: