REFORMAR, DAR NOVA FORMA, FORMATAR NOVAMENTE...ATUALIZAR!

| Posted in | Posted on 23.9.09


Reformar ou construir?

Esse é o maior dilema de muitos clientes sobre como empregar melhor o dinheiro disponível. Geralmente o medo de mudar de bairro ou de vizinhança faz com que muitos não queiram arriscar comprar um lote e se embrenhar em uma construção. Não podemos adivinhar, além disso, qual será o destino de um novo loteamento, se será rapidamente ocupado ou sofrerá com anos de especulação imobiliária. O que se espera é que seja favorecido com construções de bom acabamento e definição estética agradável, mas nem sempre é isso o que ocorre.





Se a conclusão for então reformar imóvel próprio, nada melhor que respeitar a estrutura existente da edificação. Uma obra bem resolvida com certeza irá valorizar o seu imóvel e o entorno, ou seja, o bairro. Alem disso, irá provocar um estimulo naqueles que estão sempre pesquisando os melhores lugares da cidade para se investir. Independente de estilos e tendências, as cores e materiais dirão muito da pessoa proprietária da obra... e dar importância à qualidade de quem vai realizar o serviço é tão ou mais importante quanto a qualidade do material empregado.
Geralmente, reformas são desgastantes devido às surpresas que aparecem. Exemplos disso são encanamentos com vazamento ou danificados, contra pisos soltos ou fora de nível... ou pior ainda, com o nível invertido, ocasionando no encaminhamento da água justamente para a direção oposta à que se almeja. Nesses casos, não se deve tentar fugir do problema, mas sim refazer o serviço da maneira certa. Importante também realizar uma vistoria completa em telhados, caixa d’água e instalações elétricas, bem como programar os novos pontos necessários para equipamentos, como aparelhos de ar condicionado, interfones e telefones.
Fazer o cálculo de gastos globais é também imprescindível para saber até onde ir no momento das compras, definindo como prioridade tudo o que será fixo e que necessite de mão de obra especializada. Pode-se abrir mão de uma luminária ou arandela custosa, mas nunca de um revestimento apropriado à um abrigo de carros, pois envolve manutenção e desgaste com o uso continuo e abrasão de pneus. Enfim, anotar todos os passos que se pretende dar em uma obra pode organizar a rotina da mesma e ajudar a manter um cronograma de serviços.
Um tanto suspeito defender consultar um profissional de arquitetura, pois os produtos oferecidos por eles envolvem somente idéias. Porém lembre-se: dinheiro gasto com serviço executado errado geralmente é perdido, mas a economia proporcionada com idéias criativas ou a valorização da construção são agentes compensadores que justificam as despesas com esse tipo de prestador de serviços. Costumo dizer que, enquanto está no papel, está barato. Estudar as possibilidades de uma reforma pode significar uma melhoria drástica nas expectativas de gastos e com certeza também na qualidade de vida do futuro usuário. (postado por Fabiana)

Comments (0)

Postar um comentário

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: