Apetite caipira

| Posted in | Posted on 22.7.09

Um pouco mais de Carmo: doces. Quem me conhece sabe que meu apetite é maior para as comidas salgadas. Mas os doces caipiras de Minas são uma perdição. Não sei o que acontece. Pode ser a atmosfera que nos inspira a achar tudo tão delicioso e surpreendente. A maior descoberta que fiz em Carmo foi o pau-a-pique. Sinto o gosto daquela broinha enrolada na folha de bananeira até hoje. A simplicidade da idéia, dos ingredientes, a mistura das cores, o aroma de cravo e de coisa assada no forno a lenha, é tudo tão genial, que a sensação da primeira mordida é sem dúvida uma felicidade e euforia de criança. Acho que Minas mexe com os hormônios da gente. Podiam vender Minas Gerais em cápsulas.
Bom, voltando ao pau-a-pique. Encontrei algumas receitas na internet. A que mais gostei foi essa, do blog http://www.come-se.blogspot.com/. Tem receitas da Ana Maria Braga, do Olivier Anquier, mas acho que essa é a do pau-a-pique macio e úmido que eu comi em Carmo.
Pau-a-pique
2 xícaras de fubá
2 xícaras (480 ml) de água
1 xícara (200 g) de manteiga
1 xícara (240 ml) de leite
1 xícara (180 g) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de erva-doce (ou cravo socado a gosto)
4 ovos
Para embrulhar: 80 retângulos de 6 x 12 cm de folhas de bananeira, passadas em água fervente.
Modo de fazer: coloque todos os ingredientes numa panela, menos os ovos. Leve ao fogo alto e cozinhe, mexendo sempre, até formar um angu grosso. Deixe esfriar. Junte os ovos um a um e vá batendo até a massa ficar homogênea. No meio de cada retângulo de folha de bananeira, coloque 1 colher (sopa) da massa e enrole no sentido do comprimento, sem apertar. Coloque em assadeira e leve ao forno preaquecido a 180 ºC. Deixe assar por cerca de 30 minutos ou até as folhas ficarem douradas.
Rende cerca de 80 unidades.
Os doces da D. Teresa também são incrivelmente originais, apesar de serem doces de compota, tão conhecidos e apreciados. O diferencial dos doces da D. Teresa está na apresentação, na textura (bem carnudos, suculentos e doces na medida certa), no formato. Dá pra imaginar caprinho maior ao criar um doce de abóbora em formato de flor? Ou mini-abacaxis colocados um a um no vidro, ou doces de limão com rendado na casca? Pois é assim que a D. Teresa nos surpreende. Ela vê a poesia da essencia dos doces e coloca-a no vidro transparente; tal como os doces da Alice, eles nos imploram: coma-me, coma-me! Mariana.

Aproveitando o post culinário, uma receita maravilhosa de pão de queijo. A Fa, minha amiga e companheira nessa viagem a Carmo, faz um pão de queijo maravilhoso (é ela na foto abocanhando o pau-a-pique). Mas a receita seguinte foi minha irmã (Fabiana também) que me enviou e pediu para colocar no blog. Ela escreveu o seguinte:

PÃO DE QUEIJO
(essa maravilha de receitinha é uma especialidade da minha assistente Fátima, ou melhor , Foooótima , certo Nana?).

1- 01 Kg. De polvilho azedo.
2- 01 copo (requeijão) de água morna
3- 01 copo de leite
4- 01 copo de óleo
5- 01 saquinho de queijo parmesão ralado
6- 05 ovos inteiros
7- 500 gr. De queijo tipo minas ralado (meia cura)
8- 01 colher (sopa) rasa de sal

Modo de fazer:

Misture a água no polvilho até ficar bem liso, sem grumes (não tenha medo de botar a mão dentro da tijela).
Ferver o leite com o óleo e misturar ao polvilho, também alisando a massa.
Junte os ovos e o sal e por ultimo os queijos.
Faça bolinhas com o pegador de sorvete untado em óleo (técnica adicionada por mim), coloque na fôrma untada ou forrada com papel alumínio, com espaços entre eles igual ao tamanho dos mesmos e asse em forno bem quente (250 graus) até dobrarem de tamanho e dourarem.
Rende aproximadamente 45 unidades.
Se preferir congelar, faça as bolinhas, congele em fôrma aberta inicialmente. Depois de congelados, desgrude da forma com uma espátula de bolo, coloque em saquinhos de congelar e volte ao freezer. Ao enfornar, pré aqueça o forno em 250 graus e asse até dourarem.

Bom apetite... E reforce a cerveja!!! (Fabiana).

Comments (2)

Meninas, que receita maravilhosa, deve ser realmente muito bom! outro dia achei folhas de bananeira pra vender, vou ver se acho de novo!
a proposito, eu ganhei um selinho da Cecilia e da Helena outro dia, e resolvi dar um pra vcs tb. Dêem uma passada no meu blog, se quiserem, sigam com a brincadeira, mas sem obrigações. Beijo
Dani

Meninas, mais uma novidade para a dicionário "mineirês".
O doce que a Mariana tanto adorou também é conhecido por outro nome aqui em Minas. Quando li "Pau-a-pique" nem reconheci de primeira. Mas depois de ver a foto tive certeza. Chama-se CUBU! Aliás é o nome pelo qual é mais conhecido. E eu, acreditem se quiser, como mineira que sou, nunca provei.rsrsrs...
Mas confesso que fiquei com água na boca também. E curiosa que só, fui atrás de outras receitas e mais informações sobre o doce. Seguem os links mais interessantes.
http://quitandasdeminas.blogspot.com/2009/05/o-cubu-da-carmem-atravssou-minas-gerais.html
http://globominas.globo.com/GloboMinas/Entretenimento/TerraDeMinas/Receitas/0,,MUL200599-9632,00.html
Beijo para as duas,
Lívia.

Postar um comentário

Top 10 do blog

Um vídeo solidário aos colegas de profissão: